




Planificação de curto prazo
Este é o tipo de planificação a que os professores têm quem dedicar a maior parte do seu tempo. De facto o grau de actuação de um professor em sala de aula depende muito da sua planificação de aula, por outro lado os professores têm, habitualmente, várias aulas por dia e, consequentemente têm que dispôr de um elevado número de horas para planificarem as suas aulas. Não significa isto no entanto que em inúmeros casos a planificação não resulte e consequentemente o professor não tenha que recorrer a estratégias alternativas, ainda que em muitos casos estas também podem ser planificadas para este efeito, ou na pior das hipóteses, nada do que foi planeado está a resultar e muitas vezes uma ideia transforma-se numa aula que não tinha sido pensada dessa maneira mas ainda assim veio a resultar em pleno.
Cada dia que passa é um despertar para uma nova tecnologia, uma nova forma de actuar, uma nova utilidade, um novo campo de trabalho, um renovar constante.
A aprendizagem bebe todos os dias nesta fonte e nenhum recurso pode ser esquecido em nenhuma circunstância. Não há recursos melhores, há recursos mais adequados. Os novos recursos que estão hoje ao nosso alcance devem ser aprendidos, trabalhados e utilizados como qualquer outro recurso, em ambiente de sala de aulas. Qualquer estratégia pode, hoje passar pela utilização destas ferramentas e devem estas fazer parte das planificações dos professores.
Visualização de filmes, utilização de plataformas informáticas, o correio electrónico, as redes sociais e muitas outras novas ferramentas podem tornar-se verdadeiros milagres no que respeita à aprendizagem, desde que utilizados de forma correcta e com o melhor propósito.
Exemplo de planificações de curto prazo
Consumerismo - https://www.scribd.com/doc/47461330
Factores de produção - https://www.scribd.com/doc/47461532
Estas duas planificações serviram de base a duas aulas, leccionadas no âmbito da disciplina de economia, foram exemplarmente aceites pelos alunos que estiveram completamente atentos, participativos e em interacção quer com o professor, quer com os outros colegas. O clima foi de bastante empatia e propício à aprendizagem.
Trata-se de uma turma que gosta de novas tecnologias e por esse motivo foram construídos filmes com recurso informático, no sentido de captar a atenção dos alunos para as temáticas a desenvolver.
O resultado foi bastante satisfatório pelo que é de considerar a utilização futura destes ou outros recursos, sobretudo ligados às novas tecnologias, dada a aceitação verificada.