Instrumentos pedagógicos

Instrumentos pedagógicos

São muitas as hipóteses de utilização das novas tecnologias em sala de aula, este site é, por si só, testemunho dessa realidade. O computador e o data show fazem já parte do quotidiano da maioria das salas de aula de muitos estabelecimentos de ensino.

Apresenta-se de seguida dois instrumentos ao alcance da maioria das salas de aula, já utilizados nas minhas aulas e que se revelaram de grande impacte, por um lado no que diz respeito aos alunos e motivação dos mesmos e, por outro lado revelou ser um factor bastante facilitador de introdução de temáticas para debates com os alunos, servindo de veículo para aulas muito mais interactivas e de maior interesse e envolvimento por parte dos alunos.

 

 "MICROFILME" - O comércio

Um filme é quase sempre aceite pelos alunos, por vários motivos, mas essencilamente porque consegue criar algumas expectativas diferentes de outros instrumentos pedagógicos, por outro lado desperta habitualmente a curiosidade sobre o que poderá conter. Este instrumento, a que chamei "microfilme" não é propriamente um filme mas pretendeu criar uma expectativa semelhante. Foi elaborado com o objectivo de servir de instrumento introdutório da temática a que respeita (O comércio) e revelou ser bastante eficaz. dado que captou a atenção dos alunos e pôde servir de base para introduzir o tema com um debate diagnóstico.

devido à aceitação que teve, é provável que utilize em situações futuras instrumentos semelhantes.

https://www.scribd.com/doc/47336283

 

 

Um programa televisivo é também normalmente bem aceite pelos alunos, como instrumento pedagógico e, normalmente pode revelar-se muito útil como um antecipador de um debate em sala sobre um tema. Eis um video de uma entrevista feita a Medina Carreira, sobre a situação da economia no nosso País.

https://www.youtube.com/watch?v=PnvU6nNcnFM

 

 

Vejamos algumas opiniões sobre a utilização do computador em sala de aula.

O computador e a internet na sala de aula possibilita ao aluno buscar uma infinidades de informações e cabe ao professor fazer a mediação para que isso se torne conhecimento. O aluno não precisa depender tanto do professor e com o tempo e uso pode tornar-se mais autónomo na busca de outros conhecimentos.
O uso desses recursos é um veículo facilitador da actividade do professor, aumentando muito o campo de buscas de idéias, informações recentes, descobertas científicas. O aluno tem ainda, oportunidade de visualizar melhor muitos processos em qualquer área, através de vídeos ou online, o que antes era possível através do livro didático.

 

Podemos destacar que com a utilização das novas tecnologias o acesso à informação tornou-se cada vez mais rápido, porém temos que ter um certo cuidado, quanto à real aprendizagem, pois copiar e colar não significa adquirir conhecimento. Para que o aluno realize uma boa pesquisa por exemplo, antes de tudo o professor deve estar bem preparado para: planear, aplicar, usar os recursos e ter sucesso na sua aula. Com todas as inovações tecnológicas, nota-se que cada vez mais o professor deixa de ser o detentor para ser o mediador do conhecimento.

Acredito que os estudantes gostam de aulas mais dinâmicas e que possibilitem uma maior participação deles. Usar o computador é uma forma de chamar a atenção dos estudantes, além disso, a internet, quando bem utilizada, pode ser uma boa fonte de informação que servirá de base para as discussões em sala de aula. Nós, professores, precisamos acompanhar os avanços tecnológicos para tornar nossas aulas mais interessantes e produtivas.